Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária. Ficar horas e horas sentado ou de pé no trabalho sem fazer nenhum tipo de alongamento pode acarretar em sérios problemas de saúde. As empresas que se preocupam com a saúde do funcionário oferecem a ginástica laboral que é realizada em um curto espaço de tempo durante o horário do expediente. A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.
Tipos de Ginástica Laboral:
GINASTIA COMPESATÓRIA: A é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação.
GINASTICA PREPARATORIA: é realizada antes ou logo nas primeiras horas do iníciodo trabalho. Ela é constituída de aquecimentos e alongamentos específicos.
Esse tipo de trabalho é ocupado pelos educadores fisicos, e eles devem ter em mente que o foco do negocio é conhecer o perfil da empresa, seu segmento e cultura. Assim tendo uma redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.
Referências: http://www.fisioterapiaatual.com.br/default.asp?Pag=6&Destino=NoticiasTemplate&CodigoNoticiaPortal=2979&Noticia=Ginastica%20Laboral%20trabalha%20reeducacao%20postural%20e%20alivia%20o%20estresse